in IBM Portal

Implementar o WebSphere Portal em cluster ou em farm?

Devido a flexibilidade da solução IBM WebSphere Application Server (WAS) e IBM WebSphere Portal Server (WPS), ao planejarmos uma infra-estrutura de WebSphere Portal, temos uma serie de questões que precisam ser respondidas antes da implementação.

Essas questões precisa ser respondidas, para que o Portal atenda primeiramente as necessidades de negócio da empresa e em seguida traga os benefícios tanto de performance quanto de administração do ambiente.

Um dos pontos é sobre implementar topologia em Cluster ou Farm.

Definindo:

  • Cluster de Servidores

Uma topologia em Cluster é onde vários servidores do portal podem ser agrupados usando um IBM WebSphere Application Server Network Deployment (WAS ND). Estes portais compartilhar uma configuração comum e a carga é distribuída uniformemente em todas as instâncias de cluster.

  • Farm de servidores

Uma topologia em Farm  é onde uma série de servidores stand-alone estão configurados de forma idêntica. Farms de servidores oferecem uma maneira simples de criar e manter um ambiente de servidor altamente escalável e altamente disponível.

Quando escolher uma implementação em Cluster:

  • Se necessita de Administração Centralizada, o cluster fornece o Deployment Manager, que tem a responsabilidade de administrar os recursos em cada servidor de forma centralizada.
  • Se você tem serviços que exigem apenas uma instância em execução na célula (como um EJB ou outro serviço implementado como um conector JCA ) em vez de em cada servidor no cluster.
  • Se você agendou as tarefas que devem ser executados apenas em um servidor do cluster em vez de em cada servidor do farm.

Quando escolher uma implementação em Farm:

  • Se necessita  de uma expansão/contração mais dinâmica da capacidade de atendimento, adicionando ou removendo máquinas, como em um ambiente de computação em nuvem .
  • Você tem uma grande implantação (large deployment), por exemplo, cem ou mais instâncias de servidor; que necessita esticar os limites de uma célula gerenciada.
  • Você tem ferramentas de automação de tarefas administrativas que gerenciam uma série de servidores idênticos. Por exemplo: reiniciar servidores ou aplicações corporativas.
  • Durante atividades de  manutenção e atualizações de aplicativos, não precise que vários Clusters forneçam disponibilidade.

Nos clientes onde atuei normalmente utilizei a topologia em Cluster. Mas não deixe de conhecer mais detalhes sobre as topologias. Quer saber mais?   Os links abaixo podem ajudar.

 

 

 

Leia também:

Write a Comment

Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.