in IBM Portal

Porque preciso de uma plataforma de Portal Web?

É comum escutarmos quando visitamos um cliente, que ele já possuem um Portal Web, e que disponibiliza informações tanto para seus funcionários e/ou para seus clientes.

Existe uma diferença enorme sites e portais. Sites são paginas web que resolvem uma questão especifica, como uma site Internet, site Intranet.

Na outra ponta, um Portal Web é toda uma camada de software onde temos agregados: uma Camada de Apresentação, Gerenciamento de Conteúdo, Integração de Aplicações, Colaboração entre indivíduos, Segurança, Personalização, Busca indexada, Single-Sign-On.

Ai você comenta: “Bem, já ouvi essa conversa!!!”

Mas detalhando cada um dos pontos:

  • Camada de Apresentação

Um framework para adição de componentes e extensões, que permite a entrega de uma solução corporativa em um prazo de apenas algumas horas.

  • Gerenciamento de Conteúdo

Gerenciar o conteúdo do WebSphere Portal. Upload de Conteúdo, workflows de revisão e aprovação de conteúdo, configuração da Pesquisa e integração de conteúdo de outras fontes.

  • Integração de Aplicativos

Conexão a outros aplicativos utilizando web services, compartilhamento de Metadados, XML, conectores padrões;

  • Colaboração entre indivíduos

Ferramentas que permitem o envio de emails, mensagens instantâneas, fóruns de discussão, wikis, blogs, comunidades de pessoas, equipes de trabalho, …;

  • Segurança

Prove uma camada de autenticação e o controle de acesso aos recursos do portal;

  • Personalização

Personalização eh a habilidade de apresentar conteúdo para usuário e/ou grupos baseados em seu perfil, característica ou área. Ex.: Cargo Executivo, Mulher, …;

  • Busca indexada

Ao longo do tempo temos mais informações (noticias, documentos, …), o que antes bastava alguns cliques de menu, hoje pode demorar horas para encontrar. A busca indexada permite a classificação desta informação, e o retorno do conteúdo mais relevante apos uma busca;

  • Single-Sign-On

Mecanismo de acesso não somente ao Portal, mas para aplicações externas ao portal.

Se você começa a conversar com o seu cliente sobre esses pontos, alguns pontos de interrogação vão aparecer sobre a cabeça dele. Aproveite para entender o que são esses pontos de interrogação e com isso ele vai entender porque precisa de uma plataforma de portal web!

Bye

Leia também:

Write a Comment

Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.