Desenvolvimento de Portlets, sem conhecer Java, usando Javascript/CSS/HTML

O IBM WebSphere Portal permite que a TI da empresa entregue de forma rápida, um ambiente robusto de Portal, com características de agregação de dados e personalização.

Mas um dos principais desafios é existência de analistas e programadores com conhecimento em desenvolver para Portal, especialmente quando falamos de conhecimento da especificação Java – JSR 286 (Portlets). O mesmo não acontece quando falamos de linguagens de script.

Atenta a essa demanda, a IBM liberou recentemente no Greenhouse Solutions Catalog, o IBM Script Portlet  para WebSphere Portal. O IBM Script Portlet é uma ferramenta que incorpora tecnologias web como JavaScript, CSS e HTML para criar portlets (JSR 286) sem a necessidade de conhecer Java, portlets, … O IBM Script Portlet é uma ambiente de desenvolvimento baseado no IBM Web Content Manager (WCM), clique na imagem abaixo para aumentar:

ibmscriptportlet

 

Dentre algumas das características da nova ferramenta estão:

  • Direcionamento de conteúdo com base em dispositivos ou geografias;
  • Acesso as informações do usuário logado;
  • Design adaptivo.
  • Projeto Adaptive usando processamento condicional.

Para ver como funciona o IBM Script Portlet, recomendo você dar uma olhada no artigo Enchanting Business value with Exceptional Scriptlets e ver também a apresentação KEY108 do IBM Connect 2014.

O IBM Script Portlet para WebSphere Portal requer o IBM WebSphere Portal V8 e pode ser baixado do Greenhouse no seguinte link  IBM Script Portlet para WebSphere Portal.

Leia também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.