in Engenharia de Software

Engenharia de Software: Métodos Ágeis – SCRUM

Artigo da Série Engenharia de Software.

O tema de hoje: SCRUM.

Scrum é uma metodologia ágil para Gerenciamento de Projetos. Ela é baseada em ciclos de 2 a 4 semanas chamados Sprints.

Nos Sprints, se trabalha para alcançar objetivos bem definidos. Estes objetivos (requisitos do sistema) estão no Product Backlog, e são constantemente atualizados e re-priorizados.

No Scrum, as pessoas tem seus papéis:

  • Product Owner

É o ponto focal do projeto, pois tem a visão do negócio. É quem prioriza o Product Backlog.

  • Scrum Master

É um lider/facilitador. Ajuda a equipe a resolver problemas e assegura a prática do Scrum. Não tem autoridade sobre a equipe.

  • Time Scrum

É a equipe de Desenvolvimento. No Scrum, a equipe se auto-organiza e tem poder para definir, inclusive com possibilidade de remove membros da equipe.

Como funciona?

Pega-se os itens do topo da lista no Product Backlog, e define-se um Sprint. Na Execução do Sprint, estes itens são chamados de Sprint Backlog, e são distribuídos no time Scrum.

O Scrum Master faz reuniões diárias de 15 minutos (Daily Scrum) para saber o andamento. Nesta reuniões cada membro deve responder as seguintes questões:

  • O que foi feito?
  • O que tem pra hoje?
  • Tá com algum problema?

No final do Sprint, temos como entrega o produto de Sprint e o Document-of-Done (DoD). Deve ser feita uma revisão pela equipe do produto entregue (Sprint Review) e do  processo (Sprint Retrospective), afim de melhorar ambos.

Leia também:

Write a Comment

Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.