Test Drive: Lotus Notes 7.0.1 no Linux: Difference between revisions

From Wiki
mNo edit summary
No edit summary
 
Line 24: Line 24:
Imagem:Noteslinux10.png|''Criando um Chamado!''
Imagem:Noteslinux10.png|''Criando um Chamado!''
</gallery>
</gallery>
= Ver também =
* [[Lotus Domino e Notes|  Mais artigos sobre IBM Domino e Notes]]
* [[Variaveis do Notes.ini]]
[[Category: IBM Domino]]
[[Category: Lotus Domino]]

Latest revision as of 18:14, 27 February 2014

Imagem:Notes4linux.jpg

Realizamos o Test Drive do Lotus Notes 7.0.1 rodando no Linux.

O teste aconteceu no começo do mês de Agosto passado, aproveitando a visita do nosso amigo Paulo Peres da IBM, a qual tinha uma Virtual Machine (VM) com Red Hat Linux e com o Notes para Linux já instalado. Obrigado Paulo

Para testarmos realizamos o procedimento padrão: criamos um usuário, fiz o logon e chamei o Lotus Notes através do ícone no menu do Redhat.

De imediato já surge a tela de Abertura com o título de IBM Workplace Managed Client. Realizamos então a configuração do Lotus Notes para acessar o servidor Lotus Domino da empresa. A configuração é idêntica a instalação em Windows, inclusive a mensagem "Notes Setup Complete".

Escolhi a Welcome Page Basics with Calendar, de imediato se nota a falta da Barra de Ferramentas, que deve vir já na versão 7.0.2. Cliquei em Mail para acessar a minha Caixa de Entrada, aproveitei para ler alguns e-mails e enviar outros a fim de testar diferenças a qual não vi.

Como tenho algumas aplicações, pairou a seguinte dúvida: Será que elas vão funcionar sem problemas nesta versão? A Resposta foi SIM. Testei a aplicação de Gestão de Negócios e o helpdesk do OpenNTF "!!!HELP!!!" e ambas funcionaram sem nenhuma mensagem de Erro ou Aviso.

O trabalho que a IBM/Lotus faz para suportar o Lotus Notes em Windows, Mac e agora Linux é muito bom! Levar um software de massa igual ao Lotus Notes para o Linux pode ser o que faltava para uma possível migração de plataforma nas empresas e principalmente incentivar outras Empresas de Software a portar as suas soluções para o S.O. do Pinguim!!!

Ver também