Uma das novas funcionalidades que vem com o Domino v8.5 é o Domino Attachment and Object service (DAOS)
O DAOS é permite que os arquivos anexos no Correio, sejam armazenados num repositório separado no servidor, e quando necessários estes arquivos são retornados por referência.
Achei legal a novidade mas ficaram algumas perguntas, que vou responder aqui para esclarecer
Pergunta 1: Pô já não existe o Shared Mail ?
O Shared Mail é uma funcionalidade que existe desde os primórdios do Notes que basicamente faz a mesma coisa, mas diferentemente do Shared Mail que armazenava dentro de um .NSF, o DAOS armazena o arquivo anexo diretamente no sistema operacional de forma encriptada.
Outra coisa o DAOS foi construído a partir do Zero, não tendo nenhum código do Shared Mail.
Pergunta 2: E por que ele é verde ?
Ele faz uso de boas práticas da computação verde, pois auxília na redução do uso de recursos de servidor e de backup, além de diminuir o custo total de propriedade (TCO)
Pergunta 3: O que eu ganho com ele?
Vamos dar um exemplo prático, pensando no processo de backup de um servidor Domino. No modelo atual uma versão completa da base e respectivamente todos os seus anexos vão para o backup, pois o NSF todo é diferente.
Com o DAOS, o arquivo anexo está de fora do NSF, como um arquivo discreto no SO, a não ser que o anexo seja alterado, não há necessidade de gravar o arquivo novamente.
Hoje se você envia um anexo para 50 pessoas, serão 50 cópias do anexo. E se fizermos o backup durante 200 dias, teremos 10000 cópias do mesmo arquivo no seu sistema de backup. Com o DAOS, você vai ter somente 1 cópia.
Pergunta 4: Quero saber mais?
Veja artigo na DeveloperWorks: clique aqui
Bom fim de semana.
2 thoughts on “Lotus Domino mais verde com o DAOS”