Com o advento do Asus EEE PC e outros modelos, surgiu a onda dos Netbooks. Os netbooks são computadores portáteis com tamanho reduzido, e poder de processamento menor, e que fundamentalmente devem estar conectados a Internet para oferecer os seus serviços.
No Brasil o seu preço não fica muito longe dos notebooks tradicionais, não sendo o preço uma vantagem comercial.
O modelo da Asus vem instalado com o Xandros OS (Linux), ou com o Windows XP. Mas com o seu lançamento as opções de software que estão surgindo com ele são bastante interessantes.
A Canonical já liberou uma versão do Ubuntu própria para o mesmo (link). De olho neste mercado, a Microsoft já definiu que existirá uma versão do Windows 7 irá rodar nestes equipamentos. – O Windows Vista é muito pesado para rodar nestes equipamentos.
Um ítem interessante nos EEE é o menu de lançadores, no Ubuntu o UME Launcher, por exemplo, cria atalhos para fácil utilização do Sistema.
A adoção do Linux em empresas tem sido forte em PDV´s, ATM´s, ou soluções específicas; mas não como trabalhamos com o desktops Windows.
Os netbooks seriam a oportunidade para os Desktops Funcionais: – Computadores diferentes dos que temos em casa, definidos conforme a função do indivíduo na empresa.
Sem discos rígidos ou com pequenos discos, somente para aplicações da Intranet/Internet baseadas em portais corporativos, e com estes links e programas sendo atualizados através de um repositório interno.
Vantagens são enormes: Ambiente Corporativo e funcional baseado em SOA, Somente softwares homologados, Proteção contra vírus, Treinamento reduzido, rápido ROI.
E o meu office? O OpenOffice já está disponível, mas já existem opções como o Lotus Symphony e online como o Google Docs, ou editores no Portal. (Qual a porcentagem do Office que você utiliza?)
Em tempos de crise econômica, alternativas devem ser avaliadas. Talvez seja a hora de avaliar.